Ensino em Química

Por Karla Malaquias Em 22/09/18 13:11 Atualizada em 17/03/22 14:12

A linha de pesquisa em Ensino em Química objetiva desenvolver investigações sobre fundamentos básicos do processo de ensino e aprendizagem de Química, envolvendo toda a discussão sobre a produção de conhecimento em Química, bem como questões didáticas, filosóficas, sociológicas, avaliativas, curriculares, tecnológicas, inclusivas, políticas, e de formação de professores. Visa também, estudar o uso de tecnologias (mídias sociais, aplicativos etc) como ferramenta didático-pedagógica e de comunicação contemporânea em Química.

Docentes Vinculados a Linha:

Eveline Borges Vilela Ribeiro

Projeto de Pesquisa: Capitais Social, Cultural e Econômico e o Desempenho Escolar de Estudantes de Ciências: uma Proposta para Entender os Processos dessa Relação.

Este projeto de pesquisa está fundamentado nas teorias de Pierre Bourdieu sobre a reprodução escolar, na teoria sócio cultural de Vigotski e em uma concepção dialética de mundo. O objetivo principal desse projeto consiste em analisar de que modo os fatores externos à escola (capitais cultural, social e econômico) afetam o processo de escolarização em ciências dos estudantes. Entretanto, essa será uma pesquisa a longo prazo que pretende avaliar todo processo de escolarização de uma amostra de estudantes, desde sua alfabetização até a última série do Ensino Médio. A pesquisa consistirá essencialmente em duas etapas. A primeira etapa consistirá em avaliar de que modo os capitais social, cultural e econômico relacionam-se ao desempenho dos estudantes, em leitura, matemática e ciências, no Ensino Fundamental e Ensino Médio a partir das avaliações do SAEB, ANA, ENEM e PISA, a partir de estudos quantitativos. A segunda etapa será desvelar quais mecanismos e funções psicológicas de estudantes são influenciadas pelos capitais social, cultural e econômico e são capazes de determinar o desempenho dos estudantes a partir do seu acompanhamento. Nessa etapa, utilizaremos como instrumento de coleta de dados, questionários e entrevistas com alunos e os responsáveis pelos estudantes. A análise de discurso será utilizada para analisar os dados oriundo dessa etapa. Caso necessário, utilizaremos também analises quantitativas.

Wesley Fernandes Vaz

Projeto de Pesquisa: Núcleos e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem da UFG: espaços para o desenvolvimento profissional do licenciando e valorização da profissão docente.

Consolidar os laboratórios/núcleos de ensino e aprendizagem como espaços de formação, difusão, popularização, estudo e pesquisa no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, no âmbito da licenciatura

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: QUÍMICA