Weby shortcut
Logo - Quadrada
UFJ
Twitter
 Facebook
Instagram

Disciplinas

Atualizado em 14/10/19 14:39.

Componentes curriculares de caráter OBRIGATÓRIO a todos mestrandos:

SEMINÁRIO DE PESQUISA I - 1 crédito (16h)

Participação como ouvinte em Seminários baseados em: artigos científicos publicados em periódicos indexados; projetos de dissertação; pesquisa científica de Professores Permanente/Colaboradores/Visitantes e outros pesquisadores convidados.

SEMINÁRIO DE PESQUISA II - 1 crédito (16h)

Participação como ouviente em Seminários baseados em: artigos científicos publicados em periódicos indexados; projetos de dissertação; pesquisa científica de Professores Permanente/Colaboradores/Visitantes e outros pesquisadores convidados. Apresentação de um seminário sobre: artigos científico publicado em periódico indexados ou projeto de dissertação ou de tema relativo à linha de pesquisa do orientador.

METODOLOGIA CIENTÍFICA - 4 créditos (64h)

Ciência como modo de conhecer a realidade. Definições sobre projeto de pesquisa e sua estrutura. Revisão de literatura. O debate qualitativo x quantitativo. Tipos de pesquisa. Normas ABNT/NBR sobre formatação de trabalhos. Softwares sobre organização de referências bibliográficas. Ética em pesquisa. Orientação sobre organização da pesquisa. Orientações sobre apresentação pública de trabalhos. Escrita do projeto de pesquisa em Mestrado.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA - 2 créditos (32h)

Desenvolvimento de atividades de docência em disciplinas da área de Química, em nível de graduação, visando a complementação da formação didático-pedagógica do discente do Programa.

 

Componentes curriculares de caráter OBRIGATÓRIO definido por área: 

QUÍMICA ANALÍTICA AVANÇADA - 4 créditos (64h)

Ácido-base. Equilíbrio de solubilidade. Equilíbrio de complexação. Equilíbrio de oxirredução. Titulações. Gráficos de distribuição de espécies. Aplicações de planilhas eletrônicas no estudo de equilíbrio e na representação de sistemas e da distribuição de espécies em diferentes sistemas de equilíbrio.

QUÍMICA INORGÂNICA AVANÇADA I - 4 créditos (64h)

Estrutura dos orbitais atômicos. Estrutura dos sólidos metálicos e iônicos. Ligações covalentes e teoria da ligação de valência. Simetria molecular e de orbitais. Teoria dos orbitais moleculares. Teoria ácido-base. Química Descritiva dos Metais de Transição.

QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA - 4 créditos (64h)

Aspectos sintéticos e mecanísticos avançados em Química Orgânica. Orbitais moleculares e as consequências da simetria para a reatividade química. Aplicação das reações pericíclicas em hidrocarbonetos e heterocíclos (cicloadições, rearranjos, reações eletrocíclicas, reação de ene, eliminações, etc.). Aspectos sintéticos e estéricos das reações sigmatrópicas.

TERMODINÂMICA AVANÇADA - 4 créditos (64h)

Equações de estado. Primeira lei da termodinâmica. Aplicações da 1ª lei. Segunda lei da termodinâmica. Terceira lei da termodinâmica. Aplicações da 2ª e 3ª lei. Princípio de Joule, Principio de Carnot. Relações das funções termodinâmicas para substâncias puras. Princípio de Clausius-Gibbs. Potenciais Termodinâmicos. Curvas de energia livre e equilíbrios físicos. Funções termodinâmicas para equilíbrios químicos. Fenômenos Críticos e Transições de Fase
de Primeira e Segunda Ordem. Funções termodinâmicas para misturas. Estabilidade de Sistemas Termodinâmicos. A regra das fases e suas aplicações. Termodinâmica de íons. Termodinâmica Estatística.

 

Componentes curriculares de caráter ELETIVO:

AMOSTRAGEM E PREPARO DE AMOSTRA - 4 créditos (64h)

Sequência analítica. Amostragem. Erros cometidos nas amostragens. Preparação de amostras: via seca e via úmida. Extração e micro-extação: sistemas convencionais e assistidos por microondas. Material de referência: soluções analíticas e materiais de referência certificados. Validação de métodos

CINÉTICA QUÍMICA - 4 créditos (64h)

Teoria cinética de gases. Transporte por difusão. Velocidade de reações químicas simples e mecanismos. Mecanismo de reações químicas complexas. Dinâmica molecular. Reações em solução. Catálise. Reações em estado sólido

ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - 4 créditos (64h)

As atuais tendências da Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Aspectos teóricos do conhecimento científico. Métodos e técnicas da pesquisa científica. Temas e objetos. Problemas e hipóteses. O referencial teórico e as questões epistemológicas. A relação entre objetivos e métodos. Avaliação da produção científica. Os projetos de dissertação e de tese. Métodos de análise quantitativa e qualitativa.

ESPECTROSCOPIA ORGÂNICA - 4 créditos (64h)

Teoria e prática na interpretação da espectroscopia ultravioleta (UV), infravermelha (IV), ressonância nuclear magnética (RMN) de ¹H e ¹³C (DEPT135, PENDANT, COSY90, NOESY, HSQC e HMBC) e espectrometria de massa (EM) em Química Orgânica. Aplicações.

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 4 créditos (64h)

As atuais tendências da Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Aspectos teóricos do conhecimento científico. Métodos e técnicas da pesquisa científica. Temas e objetos. Problemas e hipóteses. O referencial teórico e as questões epistemológicas. A relação entre objetivos e métodos. Avaliação da produção científica. Os projetos de dissertação e de tese. Métodos de análise quantitativa e qualitativa.

MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS DE ANÁLISE - 4 créditos (64h)

Cromatografia em Fase Gasosa: Introdução. Princípios Teóricos de Cromatografia de Gás; Seleção de colunas para Cromatografia de Gás; Análise Qualitativa e Quantitativa. Aplicações da Cromatografia em Fase Gasosa. Cromatografia em Fase Líquida de Alto Desempenho: Introdução; Técnica Cromatográfica; Seleção de Colunas; Desenvolvimento de métodos para HPLC; Detectores; Análise Qualitativa e Quantitativa; Aplicações da Cromatografia Líquida de Alta Pressão.

NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA - 4 créditos (64h)

Introdução à nanociência e nanotecnologia (efeito de confinamento quântico, propriedades decorrentes de tamanho, efeitos de superfície). Quantum-dots (conceitos básicos e exemplos). Técnicas de preparação de nanomateriais (sol-gel, métodos coloidais, CVD, template). Técnicas de caracterização de nanomateriais (espectroscopias FTITR, Raman, UV-Vis, TGA/DSC, DRX, XPS, MEV, MET, STM, AFM). Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados. Bases da nanociência e nanotecnologia: peso molecular e distribuição; forma; tamanho e distribuição; composição; estabilidade. Macro e micro-estrutura. Sistemas de baixa dimensionalidade: pontos quânticos, nanofios, nanotubos, sistemas supramoleculares; Teoria atômica. Breve introdução à mecânica quântica e à estrutura da matéria; Tipos de materiais: metálicos, polímeros, cerâmicos, biomateriais; Exemplos, propriedades e aplicações de novos materiais: físicas, físico-químicas, mecânicas, térmicas, óticas, biológicas, entre outras; Noções
de espectroscopia. Síntese e diversas técnicas de preparação e caracterização de materiais; Aplicações. Impactos na Saúde e Meio Ambiente. Nanotoxicologia.

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL - 4 créditos (64h)

Definição, relevância de aplicação. Revisão de conceitos de estatística essenciais. Planejamento fatorial: fatores e respostas, fatoriais 22, 23 e 24, blocagem e fatoriais fracionários. Triagem de variáveis. Aplicações; modelos empíricos: análise de variância, intervalos de confiança, significância estatística, correlação e regressão. Superfície de resposta. Estudos de Casos.

QUÍMICA DE MATERIAIS - 4 créditos (64h)

Introdução: estrutura, processamento e propriedades. Classificação dos materiais: cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos. Estrutura atômica: modelos atômicos, números quânticos, configurações eletrônicas. Ligações químicas: forças de ligação, ligações primárias e ligações secundárias. Estrutura cristalina: células unitárias (sistema cúbico), fator de empacotamento atômico, número de coordenação, parâmetros de rede, sistemas cristalinos, direções e planos cristalinos. Estrutura cristalina de materiais cerâmicos e estrutura molecular e cristalina de materiais poliméricos. Materiais cristalinos e não cristalinos. Imperfeições cristalinas: defeitos pontuais, defeitos lineares, superficiais e volumétricos. Propriedades mecânicas: Diagramas tensão-deformação, Propriedades mecânicas de metais, cerâmicas e polímeros: curva tensãodeformação, módulo elástico, fratura. Tenacidade, fadiga, fluência. Propriedades térmicas: Capacidade Térmica, Dilatação, Condutividade Térmica. Propriedades elétricas: Lei de Ohm, estrutura de bandas de energia nos sólidos, condutividade elétrica em termos de bandas de energia, mobilidade eletrônica, resistividade elétrica dos materiais metálicos e suas ligas. Materiais Dielétricos. Semicondutividade. Dispositivos semicondutores.

QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS - 4 créditos (64h)

Metabolismo primário e secundário. Carboidratos. Ácido chiquímico e fenil propanóides. Flavonóides e oxi-heterociclos. Ácidos graxos, poliacetilenos, acetoginas e prostanóides.  Terpenos e esteroides. Alcalóides. Produtos naturais e seu potencial uso e modo de ação. Inseticidas de Meliaceae. Azadirachtina e outros Liminóides. Compostos voláteis de plantas. Antimaláricos, amebicidas. Antifúngicos, moluscocidas. Agentes antitumorais. Novas propriedades para substâncias antigas. Descobrimento e desenvolvimento de drogas. Enzimas.

QUÍMICA INORGÂNICA AVANÇADA II - 4 créditos (64h)

Introdução a Ligantes e Complexos. Química de Coordenação. Uso de UV vis em orbitais moleculares. Mecanismos e Cinética de Reações Inorgânicas. Química Organometálica. Catálise Homogênea e Heterogênea. Cadeias, Anéis, Poliedros e Clusters Metálicos

QUÍMICA QUÂNTICA - 4 créditos (64h)

Origens da teoria quântica. Funções de onda, operadores, matrizes e o princípio de incerteza. Teoria quântica para alguns sistemas simples: partícula livre, na caixa. Interação da radiação com matéria. Momento angular na mecânica quântica. Átomo de hidrogênio. Métodos de aproximação em mecânica quântica. Átomos polieletrônicos: funções de onda eletrônica; spin; princ. de Pauli etc. Introdução à estrutura molecular. Estrutura eletrônica de moléculas: moléculas de H2+, etc.

SÍNTESE ORGÂNICA - 4 créditos (64h)

As primeiras reações sintéticas: formação das ligações carbono-carbono, carbono-heteroátomo e interconversões de grupos funcionais. Estereoquímica e seletividade. Sítons, planejamento de sínteses. Exemplos de síntese nas diversas classes de compostos orgânicos; terpenos, esteróides, alcalóides, heterocíclicos, vitaminas, hormônios, antibióticos, etc.

TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS - 4 créditos (64h)

Caracterização de partículas e sistemas particulados: distribuição de tamanhos de partículas (peneiramento, técnicas de sedimentação, técnicas de espalhamento de luz estático e dinâmico), distribuição de tamanho e morfologia das partículas (microscopia), distribuição de tamanhos de poros (Isotermas de BET, porosimetria de mercúrio). Difração e Fluorescência de raios X. Microscopia: microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, microscopia de força atômica. Análises térmicas: análise térmica diferencial, calorimetria diferencial de varredura, análise termogravimétrica, análise dinâmico mecânica, análise termomecânica. Espectroscopia: ultravioleta, visível, infravermelho, RAMAN, energia dispersiva, de impedâncias.

TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA I - 4 créditos (64h)

Programa variável, de semestre para semestre, visando atender interesses de estudantes e professores em temas atuais da Química, cujos conteúdos possibilitem o aprimoramento da formação do aluno de mestrado e previamente aprovados pelo Colegiado. Professor(es): membros do corpo docente ou professores convidados.

TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA II - 2 créditos (32h)

Programa variável, de semestre para semestre, visando atender interesses de estudantes e professores em temas atuais da Química, cujos conteúdos possibilitem o aprimoramento da formação do aluno de mestrado e previamente aprovados pelo Colegiado. Professor(es): membros do corpo docente ou professores convidados.