Weby shortcut
Logo - Quadrada
UFJ
Twitter
 Facebook
Instagram

PPGQ da UFJ

Atualizado em 14/10/19 15:22.

A criação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) na Universidade Federal de Jataí faz parte de um planejamento institucional almejado desde 2011, quando foi criado o curso de Bacharelado em Química. Essa expansão permitiu o fortalecimento da graduação nesta área e suprirá a carência de Cursos de Mestrado na região Centro-Oeste do Brasil como especificado no relatório da área na CAPES.

A química é uma ciência interdisciplinar e transdisciplinar onde as áreas tradicionais interagem entre si e transcendem os "limites" do conhecimento, podendo ser aplicada às mais diversas áreas. Desta forma a área de concentração de Química foi estruturada para englobar as tradicionais áreas da Química (Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Orgânica) buscando produzir conhecimentos de vanguarda além das fronteiras que as dividem, utilizando os conhecimentos básicos da ciência química para serem utilizados nos mais diversos fins. A área de concentração em Química visa favorecer a colaboração mais efetiva entre os grupos de pesquisa neste programa, permitindo uma maior flexibilidade na elaboração dos planos de trabalho dos alunos.

As linhas de pesquisa que estão relacionadas a esta área são:

i) Análise Química e Separações, que envolvem pesquisas de desenvolvimento, validação e aplicação de métodos analíticos (eletroanalítica, espectrometria, cromatografia etc);

ii) Química de Produtos Naturais, que envolve pesquisa da prospecção química de espécies vegetais do Cerrado e suas atividades biológicas; ecologia química e síntese e modificações de produtos naturais;

iii) Ensino de Química, que visa desenvolver novas metodologias de ensino- aprendizagem aplicada ao ensino de ciências e também pesquisas que visam entender os problemas relacionados ao ensino de química;

iv) Química de Materiais, que é uma área multidisciplinar que ultrapassa as fronteiras da química e utiliza conceitos de física, biologia e engenharias para o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias.

A estruturação do curso com área única de concentração permite a inserção de um número maior de docentes que desenvolvem pesquisas diversas, assim como a inclusão de novos projetos que contemplem linhas de pesquisas existentes ou a criação de novas áreas de concentração, permitindo uma ampliação do quadro de docentes no programa.

Finalmente, nosso Programa de Pós-graduação em Química tem como finalidade a formação de recursos humanos destinados ao setores acadêmicos e industrial, com sólido conhecimento em química que contribua para o desenvolvimento científico e tecnológico da região Centro-Oeste.