PPGQ

Química de Produtos Naturais

Por Karla Malaquias Em 22/09/18 13:15 Atualizada em 02/08/22 16:47

A linha de pesquisa em Química dos Produtos Naturais tem como objetivo desenvolver pesquisa relacionadas à extração, caracterização, quantificação e semissíntese derivadas de produtos naturais, principalmente do bioma Cerrado. Visa também avaliar o potencial para aplicações biológicas dos metabólitos isolados e/ou sintetizados. Portanto, os estudos nesta linha envolverão o isolamento, purificação, identificação e quantificação de princípios ativos em plantas supostamente medicinais; prospecção de espécies do Cerrado com atividade biológica; avaliação da atividade biológica de substâncias puras e extratos; melhoramento das propriedades de compostos farmacologicamente ativos; síntese, semissíntese e modificação estrutural de moléculas baseadas em produtos naturais; estudo de interações entre organismos e seu ambiente e desenvolvimento de métodos cromatográficos aplicados em produtos naturais. Adicionalmente, também está inserido nesta linha de pesquisa os estudos teóricos de estrutura eletrônica e de propriedades espectroscópicas e físico-químicas de moléculas orgânicas, sobretudo de produtos naturais.

 

Docentes Vinculados a Linha:

Claudinei Alves da Silva

Projeto de Pesquisa: Prospecção de espécies vegetais do Cerrado com potencial para aplicações biológicas.

A proposta é a verificação das atividades biológicas de óleos essenciais, extratos e princípios ativos de espécies vegetais remanescentes do Cerrado, especialmente das partes renováveis como folhas, frutos e flores, não causando assim impacto ao meio ambiente. Este estudo contribuirá para o maior conhecimento da constituição química de espécies vegetais do Cerrado brasileiro, uma vez que, envolverá o isolamento, identificação e quantificação dos componentes mais ativos das espécies estudadas. Neste sentido, a identificação de espécies com potencial uso medicinal poderá ser útil para orientar pesquisas, refinar e/ou aperfeiçoar seu uso popular, desenvolver preparos terapêuticos de baixo custo e isolar substâncias ativas passíveis de síntese pela indústria farmacêutica, gerando um aporte ao desenvolvimento de novos fármacos com atividades antioxidante, antitumoral, anti-helmíntica e fotoprotetora.

 

Fabio Luiz Paranhos Costa

Projeto de Pesquisa: Cálculo de propriedades físico-químicas e parâmetros espectroscópicos de produtos naturais e análogos.

Modelagem Molecular: No projeto serão calculadas propriedades espectroscópicos como ,e.g., deslocamentos químicos de RMN de 13C, 1H e de 15N com objetivo de auxiliar na determinação estrutural de produtos naturais e análogos. Serão investigadas propriedades biológicas, e.g., por meio de cálculos teóricos de parâmetros físico-químicos, i.e., energias de quebra de ligação e potenciais de ionização, uma vez que estes estão relacionados aos principais mecanismos antioxidantes de polifenóis, i.e., HAT (hydrogen atom transfer) e SET (single electron Transfer).

 

Fernando Henrique Cristovan

Projeto de Pesquisa: Síntese e Desenvolvendo de biomateriais baseados em moléculas naturais.

O Brasil e o continente Latino Americano apresentam grande potencial a ser explorado com relação aos seus compostos bioativos extraídos na natureza. A biodiversidade existente no Brasil oferece perspectivas em longo prazo na exploração e desenvolvimento de novos materiais derivados de biomoléculas extraídas da natureza. Os compostos bioativos derivados de compostos fenólicos, carotenoides, naftoquinonas, ácidos graxos essenciais, dentre outros, possuem elevada atividade antioxidante, atuando como substâncias que retardam ou impedem a ação de radicais livres no organismo, podem apresentar ação antineoplásica contra tumores sólidos podem prevenir doenças cardiovasculares. Com isso, os compostos bioativos apresentam um grande interesse na área de alimentos, fármacos e cosméticos, devido às suas propriedades funcionais. A modificação destes compostos é de fundamental importância como novas fontes alternativas de medicamentos e que possam incorporar características desejáveis quando utilizadas no preparo de novos materiais. Desta forma, propomos neste projeto de pesquisa a modificação química de compostos orgânicos de origem natural, como o Lapachol, Bixinas e Curcuma, mesmo essa não sendo nativa da flora americana, dentre outras, tem contenham grupos cromóforos e/ou átomos que tornem as moléculas ligantes adequados para metais terra-raras e outros metais. Os materiais sintetizados serão caracterizados por espectroscopias de infravermelho (FT-IR), de ressonância magnética nuclear (1H-RMN), UV-Vis, fluorescência e elipsometria. Adicionalmente, dependendo do processamento do material sintetizado eles serão caracterizados eletricamente em função da temperatura para se determinar os mecanismos de condutividade elétrica dc.

 

Liliane Nebo

Projeto de Pesquisa: Prospecção Química de Espécies Vegetais do Cerrado e suas Atividades Biológicas.

Os produtos naturais vêm se destacando como fonte promissora na descoberta de novos compostos bioativos. Como alvo deste estudo é importante explorar o potencial de compostos extraídos da vegetação nativa, tais como as plantas típicas do cerrado. Neste bioma, encontram-se várias espécies com propriedades medicinais e de ampla utilização na medicina popular, porém, poucos trabalhos sobre suas composições químicas e princípios bioativos são descritos na literatura. Deste modo, esse projeto visa o estudo de diferentes espécies do cerrado goiano, buscando assim, o  isolamento, a identificação dos princípios bioativos e avaliação de suas atividades antimicrobianas, imunoestimulantes, antioxidante, anti-helmíntica, dentre outras.

 

____________________________________________________

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: QUÍMICA