PPGQ

Química de Materiais

Por Karla Malaquias En 22/09/18 13:13 Actualizado en 05/05/23 10:49

A Química de Materiais é um ramo da Química que se dedica a síntese, caracterização, correlação da estruturapropriedades e aplicação dos diferentes materiais. O foco deste ramo do conhecimento está centrado na utilização da Química, em toda a sua potencialidade, para criar, compreender e desenvolver compostos ou sistemas que podem levar ao desenvolvimento de novas oportunidades tecnológicas ou melhorias significativas em tecnologias já existentes. É uma área da ciência interdisciplinar e multidisciplinar que transcende as fronteiras da Química com a Física, Biologia e Engenharia, além de agregar as quatro divisões clássicas da Química. A criação da área de Química de Materiais (que engloba ramos como da nanociência e nanotecnologia e de outros ramos da Química, Física e Biologia) tem como objetivo minimizar a fragmentação e compartimentalização do conhecimento em áreas, subáreas e disciplinas, que trabalham de forma estanque e isolada, restringindo uma visão global e tornando as interfaces entre áreas de conhecimento pouco exploradas, constituindo-se assim um avanço no sentido de desmoronar os entraves no desenvolvimento da formação e do conhecimento científico e tecnológico. Neste sentido, a linha de pesquisa em Química de Materiais do Programa de Pós-Graduação em Química visa utilizar toda capacidade da Química, Física, Biologia e Engenharias para gerar, desenvolver e entender novos materiais e/ou sistemas que possibilitem o avanço tecnológico utilizando conhecimentos em nanotecnologia, cálculos teóricos, síntese inorgânica e orgânica e produtos naturais. Os conhecimentos gerados por esta linha propiciarão uma maior integração entre a universidade e indústrias instaladas na Região Sudoeste goiana e do Centro-Oeste brasileiro, e, consequentemente permitirão uma melhoria na qualidade de vida da população.

 

Docentes Vinculados a Linha:

Douglas Silva Machado

Projeto de Pesquisa: Sistemas de Filtração a Base de Óxidos Metálicos Incorporados em Argila para Remoção de Contaminantes Orgânicos.

No presente trabalho será desenvolvido um sistema de filtração acoplado a uma fonte de luz, visando-se a remoção e degradação de contaminantes orgânicos presentes em soluções aquosas. Para esta finalidade será efetuado o estudo de adsorção de compostos orgânicos em partículas de argilas, visando o entendimento do mecanismo de adsorção como viabilização de argilas como sistemas adsorvedores de agrotóxicos e corantes. Na primeira etapa do projeto a caracterização de argilas de possível interesse para o projeto deverá ser efetuada, por técnicas como fluorescência de raios-x, DRX e FTIR. A interação de moléculas orgânicas com argilas será estudada, sendo a concentração monitorada por técnicas como Uv-Vis. Para isso nesta etapa se dará ênfase ao uso de corantes. Em um segundo momento será realizado o estudo de adsorção de agrotóxicos em argilas. Modificações das argilas com a incorporação de fotocatalizadores de óxidos metálicos serão efetuadas, de forma a se otimizar o efeito de fotodegradação do conjunto. Espera-se viabilizar o uso de sistemas envolvendo argilas para imobilização e degradação de agrotóxicos e corantes disponíveis em excesso no meio ambiente, por um sistema de filtração e degradação acoplado.

Projeto de Pesquisa: Quitosanas Modificadas para Aplicação como Tecido ósseo.

No presente trabalho uma série de copolímeros de quitosana reticulada na presença dos monômeros de diferentes alquilacrilamidas serão preparados por irradiação na presença de um fotoiniciador (Irgacure). Com o objetivo de obter uma melhora nas propriedades desses copolímeros serão adicionadas cargas como partículas da argila laponita RD e partículas de sílica. Os materiais obtidos serão caracterizados quanto a sua estrutura por FTIR e RMN-H. A estabilidade térmica será avaliada por análises termoanalíticas, e também serão realizados ensaio de resistência do material, entumecimento e degradação. Pretende-se ainda caracterizar o material com relação a sua densidade, porosidade e área superficial.

 

Fernando Henrique Cristovan

Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de Polímeros Conjugados para Aplicações Optoeletrônicas e Biológicas

Os polímeros condutores, desde seu desenvolvimento no fim da década de 1970, provocaram uma revolução na construção de dispositivos eletrônicos. Hoje, estes materiais vêm sendo amplamente estudados para a substituição de materiais tradicionais na construção de tais dispositivos. Recentemente foi descoberto que estes polímeros podem ser biocompatíveis e promoverem a proliferação e adesão celular, o que abre um novo leque de possibilidade para aplicação destes materiais. No entanto, ainda há muito por fazer na pesquisa fundamental sobre a síntese de polímeros condutores baseados em tiofenos, fluorenos e selenofenos visando sua aplicação na área médica. Os polímeros derivados de tiofenos quando blendados com polímeros termoplásticos podem fazer com que estes materiais apresentem um aumento da sua biocompatibilidade do material. Já os derivados de fluorenos podem ser utilizados como sonda para bioimageamento. Uma alternativa viável para melhorar as propriedades destes materiais é a síntese de copolímeros com selenofenos. A inserção de monômeros selenofenos pode ajudar a aumentar a conjugação das cadeias poliméricas e, consequentemente a eficiência dos dispositivos preparados com estes copolímeros. Deste modo, neste projeto é proposta a síntese de copolímeros de baseados em tiofenos, fluorenos e selenofenos visando aplicações médicas. Estes polímeros serão caracterizados por espectroscopia de FT-IR, UV-Vis, 1H-RMN e 13C-RMN, além de serem caracterizados quanto às propriedades elétricas e óticas. Os melhores copolímeros serão blendados na forma de filmes finos e mantas eletrofiadas com polímeros termoplásticos e suas propriedades térmicas, óticas serão analisadas. A partir destes resultados serão avaliadas as propriedades biológicas dos materiais preparados. Ainda serão utilizadas técnicas quimiométricas visando otimizar todas as etapas deste trabalho, desde a síntese dos polímeros até o preparo dos filmes.

 

Gildiberto Mendonça de Oliveira

Projeto de Pesquisa: Estudo Eletroquímico do Efeito de Aditivos nos Processos de Eletrodeposição de Metais e Ligas Metálicas.

O processo de eletrodeposição envolve a formação de uma camada metálica, óxido metálico, filme orgânico etc. sobre um substrato por meio de um processo eletroquímico. Esta camada eletrodepositada visa conferir diferentes propriedades físicas e químicas à superfície do substrato, tais como: resistência mecânica; resistência química à corrosão; boa condutividade térmica e elétrica; decorativa etc. Como características da deposição eletroquímica (eletrodeposição) tem-se o controle da: espessura do depósito; composição química do depósito; características das fases depositadas etc. A eletrodeposição também é empregada nos processos de extração de metais. Um dos parâmetros que exerce influência sobre as características morfológicas, químicas e estruturais dos eletrodepósitos é a composição da solução. Assim, além do íon(s) de interesse, cujo metal(is) se deseja(m) eletrodepositar, uma solução pode conter diferentes substâncias, denominadas de aditivos. Tais aditivos podem atuar como: agente complexante, abrilhantador, nivelador, redutor de tamanho de grão, incorporar ao depósito etc. Neste sentido, nesta linha de pesquisa visa-se investigar o uso de novos aditivos para soluções de eletrodeposição de metais e ligas metálicas, estudando-se seus efeitos por meio de técnicas eletroquímicas, tal como a voltametria cíclica, e caracterizar a morfologia, composição química e estrutura dos eletrodepósitos empregando-se a Microscopia Eletrônica de Varredura, Espectroscopia de Dispersão de Raios X e Espectroscopia de Difração de Raios X, respectivamente.

 

Giovanni Cavichioli Petrucelli (Colaborador)

Projeto de Pesquisa: Caracterização e aplicação de materiais lamelares em liberação controlada.

Estudo de compostos lamelares, envolvendo aspectos estruturais, físicos químicos como capacidade e constantes de equilíbrio de fenômenos de adsorção e dessorção nesta superfície. Modificação de estruturas e nanoestruturas, para estudos de adsorção, dessorção e utilização como suportes catalíticos e de liberação controlada de compostos. Determinação de toxicidade de compostos sólidos utilizando embriões de Zebrafish como modelo.

 

Tatiana Batista

Projeto de Pesquisa: Estudo das Isotermas de Adsorção de Compostos Orgânicos em Partículas de Argila.

No presente trabalho será efetuado o estudo de adsorção de uma série de compostos orgânicos em partículas de argilas, visando o entendimento do mecanismo de adsorção como viabilização de argilas como sistemas adsorvedores de agrotóxicos. Na primeira etapa do projeto a interação de moléculas orgânicas com argilas serão estudadas, sendo a concentração monitorada por técnicas como Uv-Vis. Para isso nesta etapa se dará ênfase ao uso de corantes. Em um segundo momento será realizado o estudo de adsorção de agrotóxicos em argilas, de forma a determinar os parâmetros físico-químicos envolvidos no processo de adsorção. Espera-se viabilizar o uso de sistemas envolvendo argilas para imobilização de agrotóxicos disponíveis em excesso no meio ambiente, assim como no uso de formulações para liberação controlada.

 

____________________________________________________

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: QUÍMICA