KAMYLLA LIRA CAVALCANTE
On 02/21/25 10:17
Updated at 02/21/25 10:19
Dados de Conclusão:
AUTOR:KAMYLLA LIRA CAVALCANTE
TÍTULO: INVESTIGA MENINA!: PROTAGONISMO DE PESQUISADORAS NEGRAS NOS CURRÍCULOS STEM
ORIENTADOR:ANNA MARIA CANAVARRO BENITE
DEFESA DA DISSERTAÇÃO: 30/01/2024
Resumo:
Diante do apagamento histórico de mulheres negras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática
(STEM), destaca-se a importância do protagonismo de pesquisadoras negras nos currículos dessas áreas.
O objetivo central deste estudo é combater a invisibilidade das mulheres negras e de seus objetos de estudo
nos currículos de STEM, defendendo uma educação em ciências que promova a valorização da diversidade
e a construção de uma educação científica mais inclusiva e equitativa. A pesquisa apresenta um estudo de
planejamento, design e desenvolvimento de uma intervenção pedagógica realizada em um projeto de educação
científica, com o intuito de destacar os papéis das cientistas negras na construção do conhecimento científico.
Além disso, a dissertação ressalta a importância de projetos que incentivem a maior participação de meninas em campos
STEM, visando promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento científico e tecnológico. A metodologia adotada
caracteriza-se como pesquisa participante, envolvendo a participação ativa dos sujeitos da investigação.
Destaca-se também a realização de discussões sobre ciência, raça, gênero e a produção de objetos virtuais de
aprendizagem sobre trajetórias de pesquisadoras, visando promover uma educação mais inclusiva e diversificada.
Nossos resultados demonstram a importancia para a reflexão e ação no combate à invisibilidade das mulheres negras
nas áreas STEM, oferecendo insights relevantes para a promoção de uma educação científica mais equitativa e inclusiva.
![]() |
BIBLIOTECA WEB DA UFJ |