PPGQ

GEISA LOUISE MARIZ LIMA

Por Ana Carolina Dos Santos Nascimento Em 20/02/25 16:39 Atualizada em 21/02/25 09:39

GEISA LOUISE MARIZ LIMA

Dados de Conclusão:

AUTOR: GEISA LOUISE MARIZ LIMA
TÍTULO: INVESTIGA MENINA!: UMA ESTRATÉGIA DE ADVOCACY EM CURRÍCULOS DE QUÍMICA
ORIENTADOR: ANNA MARIA CANAVARRO BENITE
DEFESA DA DISSERTAÇÃO: 31/01/2024

 

Resumo:

O currículo representa concretamente as interações entre conhecimento, poder e identidade, possuindo, portanto, uma natureza política, filosófica e ideológica. O currículo reproduz o silenciamento e invisibilidade de culturas não hegemônicas. É essencial desenvolver um currículo que reconheça diversas matrizes científicas e combata a omissão da contribuição científica e tecnológica das mulheres negras. Essa dissertação segue a estrutura multipaper e tem como objetivo principal compreender e analisar a implementação da estratégia de advocacy nas discussões conceituais do currículo de química, dentro do âmbito do Projeto Investiga Menina. A pesquisa teve elementos de uma participante e se desenvolveu em quatro etapas, cujos resultados foram reunidos e analisados. Considerando a escola como um espaço formativo para a cidadania, a dissertação visa, por meio do advocacy, construir um currículo mais inclusivo, contemplando sujeitos diversos além do homem branco europeu. Os nossos resultados nos levam a refletir como o advocacy pode contribuir para a formação da cidadania com a construção de uma ciência negra e feminina que dialogue com as alunas e alunos da escola básica periférica que são majoritariamente negras/os. 

 

Logo Sophia BIBLIOTECA WEB DA UFJ