GEISA LOUISE MARIZ LIMA
Dados de Conclusão:
Resumo:
O currículo representa concretamente as interações entre conhecimento, poder e identidade, possuindo, portanto, uma natureza política, filosófica e ideológica. O currículo reproduz o silenciamento e invisibilidade de culturas não hegemônicas. É essencial desenvolver um currículo que reconheça diversas matrizes científicas e combata a omissão da contribuição científica e tecnológica das mulheres negras. Essa dissertação segue a estrutura multipaper e tem como objetivo principal compreender e analisar a implementação da estratégia de advocacy nas discussões conceituais do currículo de química, dentro do âmbito do Projeto Investiga Menina. A pesquisa teve elementos de uma participante e se desenvolveu em quatro etapas, cujos resultados foram reunidos e analisados. Considerando a escola como um espaço formativo para a cidadania, a dissertação visa, por meio do advocacy, construir um currículo mais inclusivo, contemplando sujeitos diversos além do homem branco europeu. Os nossos resultados nos levam a refletir como o advocacy pode contribuir para a formação da cidadania com a construção de uma ciência negra e feminina que dialogue com as alunas e alunos da escola básica periférica que são majoritariamente negras/os.
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