PPGQ

Professor dos Cursos de Química da UFJ Alcança o Prestigiado Título de Professor Titular

Por Leandro Morais Em 16/07/24 10:49 Atualizada em 13/09/24 11:45

 

 

Na manhã desta terça-feira, 16 de julho de 2024, ocorreu no Auditório do Bloco de Pós-Graduação da UFJ a sessão pública para a defesa do memorial do Prof. Dr. Francismário Ferreira dos Santos, visando sua promoção ao cargo de Professor Titular do Magistério Superior Federal, vinculado aos Cursos de Química do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFJ. O Prof. Marinho, como é carinhosamente conhecido, é membro do quadro permanente de docentes da UFJ desde março de 2008, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de Professor Adjunto no então Campus Avançado da Universidade Federal de Jataí, hoje Universidade Federal de Jataí.

Prof. Dr. Francismário Ferreira dos Santos durante apresentação da sua defesa de memorial.

 

O Prof. Marinho é graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e completou o mestrado e o doutorado em Química na Universidade de São Paulo, com ênfase em Química Analítica. Atualmente, além de ser docente nos cursos de Química, ele também integra o Programa de Pós-Graduação em Química da UFJ. O Prof. Marinho foi fundamental na implementação do curso de Bacharelado em Química da UFJ, atuou como coordenador do curso em várias ocasiões e lecionou disciplinas de química para diversos cursos da universidade. Desde janeiro de 2024, ele ocupa o cargo de Diretor de Transporte da UFJ. Este é apenas um breve resumo de sua carreira, que é extensa e repleta de realizações. Como se pode observar, o professor tem se dedicado com afinco ao desenvolvimento da universidade e dos cursos de Química.   

A banca de defesa foi presidida pela Profª Drª Maria Helena de Sousa Barroso (UFJ), e composta pelos docentes: Prof. Dr. Carlos Cesar da Silva (IFG-GO), Prof. Dr. Roberto Carlos Felício (UESC-BA), Prof. Dr. Neurivaldi J. G. Filho (UESC-BA) e Prof. Dr. João B. P. Cabral (UFJ), todos professores titulares em suas instituições. A defesa teve início com a apresentação do Prof. Marinho, muito emocionado, que relatou suas motivações e trajetória acadêmica. Em sua apresentação, o professor destacou que se formou como torneiro mecânico pelo SENAI-São Carlos e trabalhou na empresa BIOART como seu primeiro torneiro mecânico. Em seguida, fez um cursinho popular no CAASO-USP e foi aprovado no vestibular para o curso de Química da UFSCar, onde começou sua trajetória acadêmica. Após sua graduação, realizou mestrado e doutorado na área de química ambiental, com a tese intitulada “Influência do meio reacional na fotodegradação do inseticida parathion”. Em seguida, passou-se à arguição dos membros da banca, onde o professor demonstrou notório saber em sua área de atuação, conforme evidenciado em suas respostas. Em um dos apontamentos levantados pelo Prof. Neurivaldo, foi destacada a importância do financiamento do ensino público e o retorno que o Prof. Marinho deu ao estado brasileiro com a formação de inúmeros recursos humanos de alta qualidade. Em outro momento, o Prof. Neurivaldo mencionou que a parte administrativa dos cursos muitas vezes consome muita energia e tempo dos docentes, sem ser devidamente reconhecida pelas instituições. O Prof. Marinho, que já ocupou vários cargos administrativos, que contribuiu para que outros docentes do curso pudessem desenvolver seus projetos de pesquisa. Todos os membros da banca, elogiaram a dedicação do professor ao ensino superior, que ficou claramente demonstrado na sua apresentação e em seu memorial.

Prof. Marinho e a Banca examinadora da defesa de memorial.

 

Após a arguição, a sessão passou para a fase fechada de deliberação da banca examinadora, momento em que a apreensão tomou conta do auditório. Em seguida, foi anunciado o resultado da avaliação: o Prof. Marinho foi aprovado para o cargo de Professor Titular da UFJ. Ele se torna o segundo docente dos cursos de Química a alcançar este prestigiado cargo, sendo a primeira docente a receber tal promoção a Dra. Maria Helena de Sousa Barroso, presidente da banca examinadora. Desta forma, desejamos que o Prof. Marinho continue a lutar com o mesmo afinco pela educação gratuita e de qualidade na UFJ e no Brasil, inspirando a todos com seu comprometimento a educação.

 

 

Redação: Prof. Dr. Fernando Henrique Cristovan

Revisão: Gildiberto Mendonça de Oliveira