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RAFAELA ALEXSANDRA DA SILVA

Por Kelly Cristina Silva Prado Em 08/03/21 15:01 Atualizada em 03/10/23 11:46

RAFAELA ALEXSANDRA DA SILVA lattes

Dados de Conclusão:

AUTOR: RAFAELA ALEXSANDRA DA SILVA
TÍTULO: O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA E A INTERDISCIPLINARIDADE
ORIENTADOR: Professor Doutor Wesley Fernandes Vaz.
Coorientação: FERNANDO APARECIDO DE MORAES
DEFESA DA DISSERTAÇÃO: 30/08/2023

Resumo:

Com a alteração da Lei de Diretrizes da Educação Básica, a lei n° 9.394/96 pela Medida Provisória n°746/2016 e, posteriormente, pela lei 13.415/2017 e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, ocorreram mudanças na organização curricular e, consequentemente, nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Entre essas mudanças, as disciplinas de biologia, física e química englobaram seus conhecimentos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias que devem ser trabalhados de maneira interdisciplinar nos livros didáticos. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi investigar a abordagem interdisciplinar nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021, a partir de conteúdos químicos de eletroquímica. Para isso, optamos pela pesquisa qualitativa com foco na revisão bibliográfica e documental, no qual os dados foram analisados por meio do método da análise de conteúdo e construídas três categorias a posteriori, divididas em interação entre as disciplinas ou áreas por meio da interdisciplinaridade; interação entre as disciplinas ou áreas por meio da pluri ou multi disciplinaridade e; ausência da interdisciplinaridade. Os resultados demonstraram que apenas duas das sete coleções (Conexões e Moderna) obtiveram uma abordagem que mais se aproximou da perspectiva interdisciplinar. Três das sete coleções (Diálogo, Matéria, Energia e Vida e Multiversos) não passaram da perspectiva multi ou pluridisciplinar e as outras duas (Lopes e Rosso e Ser Protagonista) não alcançaram nenhum tipo de interação ou integração. Dessa maneira, inferimos, não só por causa dos dados analisados, mas também graças ao aporte teórico, que em muitos casos, a interdisciplinaridade é utilizada de maneira confusa, apressada e imprecisa, isto porque, além da urgência de seu uso, diversos autores, pesquisadores e professores não sabem de fato o que é a interdisciplinaridade e como ela ocorre – e nem possuem suporte para tal perspectiva de maneira tão rápida, por isso, reiteramos a importância de aprofundarmos o estudo da abordagem interdisciplinar não só dentro do contexto escolar, mas também na formação inicial e continuada, além de novas pesquisas a respeito da temática.

 

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