figura 1 08-10-2024

Estudo sobre filmes de nanopartículas para proteção contra corrosão Desenvolvido na UFJ é Premiado em Congresso Internacional

Jataí. 08 de outubro de 2024.

O trabalho intitulado “Effect of Metallic Oxide Nanoparticles on Corrosion in 1020 Steel”, na tradução livre “Efeito de Nanopartículas de Óxidos Metálicos na Corrosão do Aço 1020”, é de autoria da pós-graduanda Aline Borges de Andrade, estudante do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFJ, e dos pesquisadores Prof. Dr. Gildiberto Mendonça de Oliveira e Profa. Dra. Tatiane Moraes Arantes, docentes dos cursos de Química da UFJ, integrantes do Grupo de Materiais Multifuncionais da UFJ e colaboradores no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências Moleculares (INCT-CiMol). O trabalho foi premiado como um dos melhores da XXII edição do Congresso Internacional Brasilian Material Resource Society (B-MRS), evento que foi realizado na cidade de Santos-PS entre os dias 29 de setembro a 03 de outubro e organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.

figura 1 08-10-2024Aline Borges de Andrade apresentando seu trabalho no B-MRS.

O trabalho premiado focou no preparo de filmes de nanopartículas de SiO2, TiO2, e ZrO2 preparados pela técnica de dip-coatingA técnica de dip-coating é método de preparo de filmes finos de baixo custo, simples e eficiente. Esta técnica consiste em mergulhar um substrato (metálico, plástico ou cerâmico) em uma solução contendo o material que se deseja depositar. Em seguida o substrato é retirado da solução de maneira controlada e uma camada fina do material se adere à superfície deste na forma de um filme fino e uniforme. Com isso as nanopartículas formam uma camada protetora na superfície do substrato de aço 1020. O método de deposito dos filmes foi otimizado utilizando métodos quimiométricos.  Através planejamento fatorial, um método quimiométrico, que usa ferramentas estatísticas é possível maximizar a resposta desejada, no caso a redução da corrosão do aço 1020, com um número reduzido de experimentos, aponta o Prof. Gildiberto, orientador da mestranda.

figura 2 08-10-2024Discente Aline (centro) na cerimonia de premiação do XXII B-MRS recebendo o certificado do Prof. Dr. Ivan H. Bechtold (UFSC) e da Profa. Dra. Ieda M. G. do Santos (UFPB).

A Profa.Tatiane destacou a relevância do tema para a indústria, pois o método empregado não apenas utiliza menos material para formar a camada protetora, como também é mais econômico, trazendo benefícios tanto no aspecto técnico quanto no financeiro.

O B-MRS é o mais importante evento da área de materiais no Brasil, e um dos mais importantes da América Latina, reuni engenheiros, químicos e físicos que apresentam trabalhos de vanguarda nas suas respectivas áreas de pesquisa. o trabalho foi apresentado no simpósio “Surface Engineering – funcional coatings and modified surfaces” do evento.

Nota: A discente Aline Borges de Andrade é egressa do curso de Licenciatura em Química da UFJ e atualmente está cursando o último semestre do mestrado em Química. A premiação no B-MRS destaca a relevância das pesquisas realizadas no PPGQ-UFJ, tanto em âmbito regional quanto nacional.

Redação: Prof. Dr. Fernando Henrique Cristovan