WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.21.27.jpeg

Cursos de Química da UFJ celebram o Dia do Químico em tarde festiva

Jataí, 21 de junho de 2024

Sextou, de fato, este não é um termo utilizado em textos acadêmicos, mas foi o que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21 de junho de 2024, no auditório inferior da Central de Aulas 2 da Universidade Federal de Jataí. Foi uma tarde festiva para os cursos de Química da UFJ (Bacharelado e Licenciatura em Química, Programa de Pós-Graduação em Química). Realizou-se a comemoração do Dia do Químico.
      O Dia do Químico é comemorado todo dia 18 de junho, data em que, em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou a lei que criou os Conselhos Federal e Regionais de Química, conselhos que dispõem sobre o exercício dos profissionais da Química no Brasil.
O evento foi organizado pela comunidade acadêmica dos cursos de Química da UFJ: Prof. Dr. Gildiberto Mendonça de Oliveira, Prof. Dr. Paulo de Tarso Garcia, Profa. Dra. Karla da Silva Malaquias, pelo técnico Valdinei Bueno Lima Filho, pelos discentes de pós-graduação Brenda Vitória Clipel Oliveira e Tauã Emanuel da Silva e pelas discentes de graduação Natália Oliveira Lopes e Mariana Silva Lopes. Como pode ser observado, a comissão organizadora mostra o sinergismo entre os cursos de graduação e pós-graduação da UFJ.
      A comemoração teve início com o Prof. Dr. Paulo de Tarso dando boas-vindas aos participantes do evento. Em seguida, foi passada a palavra ao Prof. Dr. Gildiberto, que também deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o Prof. Dr. Antônio Paulino da Costa Netto, que proferiu o seminário intitulado “Química na agricultura: do que precisamos?”. O seminário, que foi bastante concorrido, ocorreu em um clima bastante descontraído. O Prof. Paulino, que é agrônomo, mostrou a importância dos profissionais da Química na agricultura e apontou o grande número de oportunidades de pesquisa e a urgência na formação de químicos para suprir a demanda nessa área.

Imagem 01
01

Imagem 02
 WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.21.27.jpeg

Prof. Dr. Antônio Paulino da Costa Netto proferindo o seminário intitulado “Química na agricultura, do que precisamos?”

Após o seminário do Prof. Paulino, foi feito um coffee break onde os discentes puderam interagir entre si e trocar experiências com os palestrantes do evento e docentes presentes.
      Para terminar a tarde, houve uma mesa de discussão com alunos egressos dos cursos de Química da UFJ. A mesa foi composta pelo egresso do curso de Licenciatura em Química e mestre em Química pela UFJ, Abraão Felipe Santos e Freitas, que atua como Coordenador de Utilidades na indústria Solubio Tecnologia Agrícola; pelas egressas Kimberlly Kristhyne Freitas Alves, técnica de qualidade integrada Jr. na indústria sucroalcooleira Raízen; Raissa Ferreira Araújo, mestranda no PPGQ-UFJ; e pela Profa. Dra. Tatiana Batista, coordenadora do PPGQ-UFJ. A mesa foi mediada pelos discentes do curso de mestrado do PPGQ-UFJ, Brenda Vitória Clipel Oliveira e Tauã Emanuel da Silva. A discussão começou com os membros da mesa expondo suas experiências profissionais, o que despertou um grande interesse na plateia, composta por discentes de vários cursos da UFJ, além dos discentes dos cursos de Química. Esse fato pode ser observado pelo grande número de perguntas que a plateia fez aos membros da mesa.

Imagem 03
03

Mesa de discussão com alunos egressos dos cursos de Química da UFJ. Da esquerda para direita: Profa. Dra. Tatiana Batista, Raissa Ferreira Araújo, Kimberlly Kristhyne Freitas Alves, Abraão Felipe Santos e Freitas, Brenda Vitória Clipel Oliveira e Tauã Emanuel da Silva.
   Foi uma tarde agradável, com um misto de ciência, pitadas de entretenimento e muita conversa entre a comunidade acadêmica da UFJ, que foi comemorar o Dia do Químico junto com os cursos de Química. Enfim, a palavra “Sextou” descreveu bem o evento de comemoração do Dia do Químico na UFJ.

Prof. Dr. Fernando Henrique Cristovan

Prof. Dr. Gildiberto Mendonça de Oliveira