Ingresso e Permanência no Programa

Por Karla Malaquias Em 22/09/18 13:25 Atualizada em 27/01/20 09:54

Estarão aptos a ingressar no programa os discentes que:
i- Possuir diploma de graduação em Química ou áreas afins devidamente reconhecido pelo MEC e;
ii- Ter sido aprovado no processo seletivo

O Processo Seletivo constará de:
i- Prova de conhecimento específico em Química;
ii- Análise de Curriculum Vitae e histórico escolar;
iii- Exame de suficiência em língua estrangeira (inglês);
iv- Cartas de Recomendação (duas) de professor e/ou pesquisador da área (enviada diretamente ao programa pelo recomendante);
v- Carta de aceite do possível/provável orientador.
Os itens iv e v do processo seletivo serão obrigatórios, mas não terão pontuação para fins de ordem de classificação.

Todo discente admitido no PPGQ, terá a partir do 1º semestre do curso, um professor Orientador. O co-orientador, quando necessário, será indicado pelo Orientador e ratificado pelo Colegiado do Programa.

No PPGQ/UFJ, os discentes deverão cursar:
As disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa estão classificadas em obrigatórias e eletivas, sendo:
I- quatro (04) créditos são referentes a disciplina de Metodologia Científica;
II- quatro (04) créditos em uma das disciplinas de formação geral versando sobre conceitos avançados em Química (Química Analítica, Química Inorgânica,
Química Orgânica ou Termodinâmica);
III- dois (02) créditos nas disciplinas Seminários 1 (01 crédito) e 2 (01 crédito);
IV- dois (02) créditos em Estagio a Docência e,
V- quatro (04) créditos em disciplinas eletivas,

Para solicitação de Defesa da Dissertação, o discente deve:
i) ter cursado os créditos em disciplinas, obtendo coeficiente médio de rendimento de, no mínimo, 70%, conforme Tabela 5 (Ver Apêndice 1).
ii) ter sido aprovado no exame de qualificação;

iii) apresentar no ato da solicitação de defesa de dissertação comprovante de apresentação de trabalho em evento científico de abrangência nacional ou
internacional da área de Química ou áreas afins, referente ao trabalho a ser defendido como também cumprido os créditos em atividade complementares.
iv) ter no mínimo um trabalho cientifico submetido a uma revista cuja classificação no Qualis CAPES, na área de Química, seja A ou B.
v) ter realizado o estágio em docência, salvo no caso de comprovada experiência no magistério em Ensino Superior.