capa 10-09-2024

Nuvem de poluição proveniente de queimadas agrava qualidade do ar em Jataí

Jataí. 09 de agosto de 2024.

No início do filme Interestelar, ocorre a formação de uma grande nuvem de poeira, simbolizando um futuro distópico da Terra, onde a humanidade enfrenta uma grave crise ambiental. Essa tempestade de poeira resulta das mudanças climáticas provocadas pela degradação ambiental e pelo acúmulo de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis. Hoje (09/09/2024), Jataí nos fez lembrar desse cenário, pois a cidade permaneceu sob uma densa nuvem de poluição causada pelas queimadas na região.

Nos últimos dias, Jataí vem sofrendo com a baixa umidade e má qualidade do ar. No entanto, a cidade amanheceu sob uma densa nuvem de poluição causada pelas queimadas que estão ocorrendo na região. O Sol e a cidade permaneceram encobertos durante todo o dia, sob uma "chuva" de fuligem.

figura 1 10-09-2024Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UFJ com céu encoberto por nuvem de poluição (esquerda) e equipamentos de medidas de dados da atmosférica do LA FEJ/UFJ.

A má qualidade do ar levou a Universidade Federal de Jataí (UFJ) a suspender as atividades acadêmicas no período da tarde e da noite, devido ao agravamento das condições ambientais. O gráfico abaixo apresenta a qualidade do ar atmosférico da Jataí, os dados foram fornecidos pelo Laboratório de Astronomia e Física Espacial de Jataí (LA FEJ/UFJ), vinculado ao curso de Física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da UFJ. Segundo o Prof. Dr. Maurício Bolzam, coordenador do LA FEJ-UFJ, uma das medidas que os equipamentos do laboratório fazem é a medição da resistência elétrica do ar para avaliar a quantidade de partículas suspensas. Valores baixos de resistência indicam uma maior concentração de particulados carregados eletricamente no ar, refletindo o aumento da poluição atmosférica. Assim, pode-se observar que a qualidade do ar hoje foi uma das piores dos últimos dias. Por exemplo, em comparação com os dados do dia 24 de julho, há uma clara piora na qualidade do ar, evidenciada pela redução da resistividade elétrica do ar atmosférico, o que indica um aumento na concentração de partículas suspensas no ambiente.

figura 2 10-10-2024

Gráfico mostrando a qualidade do ar durante o dia de hoje (em vermelho) e do dia 27 de julho (em azul), medidas realizadas das 8:00 às 13:30 h, dados fornecidos pelo LA FEJ-UFJ.

A região Sudoeste de Goiás vem sofrendo com a longa estiagem e com a elevada quantidade de queimadas, infelizmente não há previsão de chuva para os próximos dias. O que pode ajudar a diminuir a quantidade de queimadas, aumentar a humidade do ar e consequentemente aumentar a qualidade do ar. Vale ressaltar que é fundamental evitar a exposição prolongada ao ar poluído, deve ser utilizado máscaras protetoras, manter os ambientes internos ventilados e umidificados, e aumentar a ingestão de água para manter o corpo hidratado.

Nota do autor: É essencial adotar medidas como o controle rigoroso de queimadas, o reflorestamento de áreas degradadas, a redução do uso de combustíveis fósseis e aumentar promoção de energias renováveis, além de campanhas de conscientização ambiental. Essas ações são essenciais para minimizar os impactos da poluição na saúde, enquanto medidas a longo prazo devem ser tomadas para prevenir futuros episódios de degradação ambiental tão graves quanto o vivido hoje em Jataí.

Redação: Prof. Dr. Fernando Henrique Cristovan